sábado, 7 de novembro de 2009

Firenze (Florença), Italia

Finalmente Firenze, ultima cidade a visitar na Itália nessas "férias". Capital da Toscana, a cidade tem mais de 360 mil habitantes e é considerada a "capital cultural" da Itália. Durante a idade média, Firenze foi o grande centro do Renascimento na Itália. É a cidade natal de Dante Alighieri, o autor de "A divina comédia", e foi cenário de obras dos mais importantes pintores italianos: Michelangelo, Leonardo da Vinci, Giotto, Botticelli, Raphael, Donatello, entre outros. Tem o Ufizzi, o mais importante museu de arte da Itália.
Além disso, foi governada no passado remoto pela a famosa Família Médici (sim, nosso querido e "bondoso" ex-presidente Emílio Garrastazu Médici tem origens nessa família)

Mas vamos as fotos. A próxima mostra a Piazza della Repubblica (ou praça da república),



Nessa segunda-feira de chuva, fizemos todo os passeios "outdoor" -- já que todos os museus estavam fechados. E uma dos monumentos mais impressionantes é a catredal "Il Domo", também chamada de Santa Maria del Fiore. É uma obra gótica(?) da renascença italiana. A próxima foto mostra a fachada da catedral.

A foto a seguir mostra o bapstério, em frente a catedral.
Detalhe para as portas douradas, chamadas Porte del Paradiso. Na verdade, essa é uma cópia da original, que foi guardada no museu da catedral em 1990, depois de 5 séculos de exposição a chuva, calor e frio.

Uma vista do domo do catedral pode ser vista nas duas próximas fotos:

E a casa de Dante Alighieri na próxima:

Pela cidade, tem-se várias estátuas renascentistas, como a de Netuno, abaixo:

A próxima foto mostra a "Ponte Velha", sobre o Rio Arno, de 1333.

A próxima foto mostra a cripta de Galileu Galilei, situada na Básilica de Santa Cruz.

E, por fim, uma foto da galera em frente "a melhor gelateria do mundo", segundo o guia falcatrua do Jéferson :)