segunda-feira, 20 de abril de 2009

Lugano e Locarno (Ticino)

Esse fim de semana resolvi ir para a parte italiana do país, no cantão de Ticino, nas cidades de Lugano e Locarno. Vamos as fotos :-)

A primeira mostra a vista do trem, no caminho -- um vilarejo típico Suíço: montanha, lago, cidade ao redor do lago. É impossível ter stress numa cidade dessas....

Depois dessa, cheguei em Lugano (é, também é marca de chocolate de Gramado, RS). Uma foto do centro da cidade, com o seu lago. Dá para notar que o estilo muda em relação a Zurique, que é de parte alemã. A arquitetura é um dos exemplos.



A cidade em si não tem muitas atrações históricas e museus -- mas a natureza é exuberante. Lago cristalino, montanhas, flores. Não é Holanda, mas vejam as tulipas:
Chegando lá , e possível pegar um funicular (espécie de trem) para cima do monte Brè, onde é possível ver todo o lago Lugano. Vamos a algumas fotos.
Aqui mostra a cidade do Lugano, do alto do monte Brè.

Essa próxima mostra eu no restaurante e bar do Salvatore, depois da parada do monte Bre, um senhor italiano da Sicília que ficou conversando um tempão comigo e mostrando as coisas de lá. Típico italiano gente fina :-)

Bom, esse foi basicamente o passeio por Lugano. Depois de lá, resolvi dar uma passada em outra cidade muito famosa de Ticino: Locarno. Uma passagem rápida, de 50min, mas valeu a pena.

A primeira foto mostra o centro e o lago da cidade, o Lago Maggiore.

A outra mostra o prédio onde foram assinados os tratados de Locarno, no fim da 1a Guerra Mundial, para assegurar paz na Europa. Não deu muito certo, pois depois veio o Hitler e jogou tudo pelos ares. Mas ta aí o prédio (e o tratado do fim da 2a guerra, se não me engano, foi assinado em Versailles).


Por fim, uma foto de um canteiro de lá, em frente ao lago. Como é mais ao sul, é mais quente, tem palmeiras e tudo, e a primavera já chegou com tudo lá. :-)



Até a próxima.