sábado, 7 de novembro de 2009

Pisa, Italia

"Pisa? Apenas uma torre lá, nada mais" -- muitos me disseram. E confesso que estava não muito motivado a ir para lá. Afinal, teria de "perder" uma tarde indo para lá (1h de trem pra ir, outra pra voltar), só para ver uma "torre".

Que engano. Não é "uma torre". Pisa tem "A TORRE". E não só isso. Pisa tem 87500 habitantes e mais 20 outros monumentos históricos além da torre em si.
E a melhor parte é a subida da Torre. Mas vamos começar pelo início. Da estação de trem, no caminho para a Torre, tem-se o Rio Arno, que corta a cidade, com os casarões italianos (o estilo arquitetônico lembra construções da Serra Gaúcha). A foto abaixo mostra


Depois de cruzar o rio Arno, me deparei com esta estátua à Giuseppe Garibaldi. Sei que ele lutou na guerra dos Farrapos no Brasil -- tendo até a cidade de Garibaldi ("Capital do Espumante" no Brasil) em sua homenagem. Mas até então esse era meu conhecimento sobre o "Peppe". Depois fui ler mais sobre ele, e na verdade, ele é o herói responsável pela unificação e criação da Itália como conhecemos hoje, em 1871. É considerado um herói na Itália -- chamado de "herói de dois mundos" (América e Europa). Casado com a Brasileira Anita Garibaldi. Fiquei muito interessado na história dele -- uma espécie de Che Guevara" dos seus tempos, e até estou lendo um livro sobre ele (obs: vi em vários cidades ruas com o nome do Garibaldi)




A foto abaixo mostra uma estátua a Giuseppe e Anita no Centro de Porto Alegre.


Enfim, chega de história e vamos à atração principal da cidade: a Torre de Pisa. Sua construção iniciou-se em 1173, e demorou cerca de 177 anos para finalizar.
A próxima foto mostra a torre assim que chegamos lá.

A altura da torre é de 55.86 m, do solo ao lado menor é de 56.70 m na parte mais alta do lado. Na verdade, a torre faz parte de um "complexo", o Campo dos Milagres, onde tem-se a catedral, o baptistério, e a torre. A foto abaixo mostra o Campo:


A próxima foto mostra o bapstério em detalhe:

E as duas próximas mostram a catedral:


E claro, a foto clássica, segurando a torre , não poderia faltar:



Mas a experiência mais "estranha" de tudo é subir a torre!! Sim, e possível! Paga-se 15 mangos, e daí dá pra subir os mais de 200 degraus da torre e ter uma visão panorâmica da cidade em 3 pontos de parada. Mas o melhro de tudo é subir em si. Como a torre é inclinada, é uma sensação muito estranha subir a espiral ascendente. Por exemplo: quando você está subindo pelo lado mais baixo (vide foto acima), seu corpo pende para a direita. Entretanto, quando está subindo pelo lado mais alto, seu corpo pende pela esquerda. Uma sensação muito engraçada. Vale a pena subir! :)

As duas próximas fotos mostram a vista do topo da torre, no final da tarde, com o Campo dos Milagres ao fundo.




Em resumo: valeu muito a ida a Pisa :-)