quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Venezia, Italia

E agora foi a vez de visitar a Itália, de longe um dos meus favoritos destinos.
Com uma imcomparável história, sempre tem-se o que fazer neste país.
Além disso, uma culinária que de qualidade incomparável, um povo alegre e amigável, e uma língua que é possível entender um pouco :-)
Melhor impossível!

Fiquei 12 dias por lá, 6 dos quais em Veneza, a trabalho. Juntamente com Roma e Florença (Firenze), Veneza está entre as mais visitadas cidades da Itália.

Visão geral da cidade:
  • 62 mil pessoas vivem na ilha
  • Possue um único grande canal (Grand Canal) e vários pequenos por toda a ilha
  • Carros não circulam por lá -- então o tranporte público é feito por Vaporettos (barcos), e tudo tem de ser adaptado para os canais. Ex: polícia, correio, entrega de mercadorias, etc.
A foto abaixo mostra uma foto aérea da ilha. O Grand Canal é em formato de "S", e tem uma extensão de 3.8 Km e uma largura que varia de 30-90m. Somente neste canal é que há tranporte público: do resto tem de se andar a pé ou ir de gôndolas (80 euros/40min)...


A próxima foto mostra o Grande Canal quase no seu fim, com a Basílica de Santa Maria della Salute ao fundo, de 1687. A basílica é tida como a mais bela construção da cidade. O barco ao centro é um Vaporetto.


Outra foto da mesma basílica:

Uma foto no Gran Canal:

Uma foto agora em frente a Basílica de Santa Maria della Salute:


Uma foto clássica é de uma gôndola veneziana, como pode ser visto na próxima foto, e na acima também.


A próxima foto mostra a ponte de Rialto, ainda no Grande canal, de 1591.

Ao longo do Grand Canal é possível ver vários prédios importantes, como a da foto a seguir (que não me recordo o que é ;-) . Legal o acesso do canal para o edifício.

A polícia de Veneza e sua viatura na foto a seguir.


Ainda do Vaporetto, é possível ver o principal ponto turístico de Veneza: a Piazza San Marco, ou praça de São Marcos, considerada por Musset como o "salão mais belo da Europa".

Na Piazza San Marco encontra-se a Basílica de São Marcos, de 1094, como pode ser visto nas próximas duas fotos. É considerada um dos maiores exemplos de arquitetura bizantina.