quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Barcelona

Depois de mais de três meses sem escrever nada por aqui, finalmente algo novo. Nesse meio tempo rolou uma ida ao Brasil e nenhuma viagem por aqui.
Mas agora rolou Barcelona, e aqui vai algumas das coisas que vi por lá.

A primeira foto (abaixo) mostra a La Rambla, a rua mais movimentada de Barcelona, com a parte central somente para pedestres. É cheia de turistas dia e noite, pois fica na parte central da cidade e -- algo raro por lá -- tem muita sombra. :)
Sempre tem algo pra ver por lá.


No final da La Rambla, tem-se o Momumento a Cristovão Colombo (foto abaixo), em frente ao porto. Ela marca o lugar onde Cristovão Colombo retornou depois de "descobrir" as Américas. Bastante interessante ver viva as coisas que estudamos no tempo "de colégio"


Em frente ao monumento, tem-se também o Comandancia de Barcelona, o quarto general do exército da Calalunya.

E finalmente, no final da sexta feira acabei indo pra praia, dentro da cidade. É uma boa praia, com certeza, mas não chega a ser como as nossas no Brasil :)
Depois da praia, fui anda na parte central da cidade, o bairro gótico (abaixo). Um bairro medieval, na parte central da cidade, com várias atrações, como a Catedral de Barcelona.


Ainda no Bairro Gótico tem-se o o Palau de la Generalitat de Catalunya, ou o Palácio do Governo da Catalúnia, como se pode ver abaixo.

Fim do primeiro dia, café da manhã típico catalão (porque Barcelona é na região da Catalúnia, que tem sua própria língua e tradições): chocolate con churros. Deve-se molhar o churros no chocolate e comer depois :)
Bem bom


Depois disso, acabei indo para o Teleférico de Montjuïc, de onde pode-se ver toda cidade de cima do morro de mesmo nome. As próximas 4 fotos mostram como é o caminho e lá em cima.


Barcelona também é muito famosa pelas obras arquitênicas de Antoni Gaudí, um arquiteto catalão , representante máximo do Modernimos catalão.
Entre suas obras, o "Templo Expiatório da Sagrada Família", como pode-se ver abaixo nas duas fotos.



Além da Sagrada Família, Gaudí deixou outros edifícios pela cidade, como a Casa Mila (conhecida como La Pedrera), que não possui uma única linha reta.
Agora um pouco de fotos a noite. Aqui tem-se a Fonte Mágica, que nesse dia não funcionou (e deveria!!)

E atrás da fonte tem-se o Museu Nacional de Arte da Catalunha, como da para ver na foto abaixo.
Não dá pra falar de Barcelona e da Espanha sem as navegações. As duas fotos abaixo mostram o Museu Marítimo de Barcelona, onde o prédio foi um estaleiro entre os séculos XIII e XVIII. Lá se tem uma reprodução do navio Galera Real , como se pode ver abaixo.

Também uma foto no mercado de Barcelona, onde tem-se os famosos Jambos (presuntos, abaixo).

E, finalmente, no vôo de volta, passei por Mallorca, uma ilha espanhola. A foto abaixo mostra uma parte da Ilha.

Até a próxima. Daqui uns dias vai ter mais coisa, sobre a Itália :)