segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Munique (München) - Parte 1

Munique, capital do estado da Bavária (ou Baviera), com mais de 1,35 milhões de habitantes. É com certeza uma das cidades mais ricas da Europa. A Bavária por si só é o estado mais rico da Alemanha: sede da BMW, Volkswagen, Bayern, e diversas outras. 2 das 3 melhores universidades da Alemanha se encontram em Munique. Uma delas, por examplo, a Ludwig-Maximilians-Universität München, já teve em seus bancos 12 ganhadores de prêmio nobel em física (Heisenberg, Hertz, Marx Plank,etc), 15 em química, 8 em medicina e 1 em literatura. É possível notar a diferença de riqueza em a Bavária e , por exemplo, estados do norte da Alemanha, como o Nordrhein-Westfalen. Além disso, Munique é sede da Oktoberfest, e mais de 6 de milhões de pessoas frequentam as tendas gigantes por ano.Tive tempo de ir em diversos lugares, vou mostrar um pouco disto neste post. É de se impressionar pela quantidade de atrações para uma cidade deste porte.

E vamos começar pelo "principal", as cervejarias! Na foto acima, pode-se ver a Hofbräuhaus, que é uma cervejaria do governo da Bavária. Neste prédio, especificamente, funciona um restaurante onde você pode ter comida típica alemã e cerveja, muita cerveja (tipicamente 1 Maß, uma caneca de 1 litro). Mas não fui neste restaurante. Fui em outro, por este é muito lotado de turistas. E o outro era ainda melhor: a Weisses Bräuhaus. No mesmo estilo da outra, só que sem tantos turistas! Excelente! Comida muito boa, e a melhor cerveja que já bebi.

A parte central da cidade e cheia de turistas, e tem uma espécie de calçadão, a Neuhauserstraße. Nesta rua há diversas lojas, e no fim dela é possível chegar no prédio da prefeitura, um dos cartões postais da cidade. A foto abaixo mostra o prédio (o interessante é quando o relógio da torre bate meio dia: os bonecos da torre começam a dançar uma coreografia que atrai os turistas).


Ainda no centro, perto da Odeonplatz, é possível ir ao Residenz, que é um palácio que começou a ser erguido em 1385 para os reis da da Baviera. É o maior palácio "urbano" da Alemanhã e é possível fazer uma visitação. A foto abaixo mostra o Antiquarium, uma sala de quase 60 metros com uma das maiores abóbadas renascentistas. Muitoo bonito mesmo! No Residenz tudo é exageradamente bonito, rico, bem feito (apesar de muito ter sido destruído durante a Segunda Guerra e então reconstruído).

A foto abaixo mostra a galeria que dá acesso a escada do imperador (Kaisertreppe).

No complexo ainda, é possível visitar o Teatro Cuvilliés, cuja arquitetura é do estilo Rococó. Este teatro é tido com um dos teatros mais belos da Europa. A foto abaixo é do interior do mesmo.


Isso é só o começo de Munique. Saindo um pouco do centro, é possível ir ao Schloß Nymphenburg, um palácio barroco dentro de Munique, que era a residência de verão dos reis da Bavária. Magnífico, gigante, com um jardim imenso. É uma das atrações turísticas mais famosas de Munique. Amigos que moram lá me disseram que ele foi uma tentativa de copiar Versalhes. Infelizmente cheguei tarde e só consegui ir no jardim, mas já valeu a pena. E como!


A parte de trás do castelo da acesso ao jardim abaixo, muito bonito, onde, é claro, diversos turistas perambulavam.


Bom, vou parar neste post por aqui, porque já foi muita coisa :-). Mas continuo com mais detalhes da fantástica cidade de Munique nos próximos.