sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Prioridade às bicicletas



Esta é uma das grandes diferenças obervadas pelos brasileiros quando chegam nos Países Baixos. Aqui as bicicletas tem a prioridade de fato nas ruas em relação as carros.

Na foto acima, tirada durante a uma viagem para Rijswijk, pode-se ver vários
ciclitas estão passando por uma rotatória enquanto um carro espera (observe que as bicicletas tem uma faixa vermelha exclusiva). É sempre assim: o ciclista sinaliza que vai atravessar e todo os carros páram.

Aqui pessoas de todas as idades e classes utilizam a bicicleta como meio de transporte principal dentro da cidade. O governo incentiva bastante isso (pagando até 50% do valor da sua bicicleta). Outro ponto importante a ser observado é que aqui não existem montanhas -- o país é todo plano -- o que com certeza facilita um uso mais intensivo das boas e velhas magrelas.

Quando cheguei aqui, achei que estas bikes eram muito retrô e fora de moda, além de pesadas e ultrapassadas. Como me enganei: podem custar até 1000 euros, são leves e extreamente confortáveis, ideais para o dia a dia. Em Enschede, cidade onde moro, dá pra fazer tudo com a bike: ir em lojas, festas, faculdade, etc. Com menos de 1 semana aqui, já não sei mais o que é viver sem bicicleta :)

Marcadores: ,