sábado, 14 de março de 2009

Zürich - Part 1

Olá. Depois de 6 dias morando em Zürich finalmente vou escrever algo aqui sobre a cidade. Vamos a alguns dados rápidos:
  • Zürich não é a capital da Suíça! A capital é Bern (ou Berna em português)
  • Tem 376 mil habitantes -- e a cidade mais populosa do país.
  • É também o centro financeiro e capital cultural do país
  • Foi eleita em 2006, 2007 e 2008 como a cidade de melhor qualidade de vida do mundo
Além disso, é uma cidade onde se vê riqueza em todos os cantos -- Ferraris, Porsches, Bentleys são relativamente comuns aqui. Tem um sistema de transporte que não posso reclamar de absolutamente nada. Ela esta situada na parte alemã do país -- a Suíça é "dividida" em três partes (italiana, alemã e francesa) e, devido a isso, tem quatro linguas oficiais (as respectivas trës mais a língua romanche). Como estou na parte alemã do país, é natural se esperar que se falem alemão e a arquitetura seja baseada na alemã. Vamos as fotos então.


Essas duas fotos foram tiradas hoje de cima da torre da Grossmünster, uma igreja que começou a ser construída em 1100 e é símbolo da cidade. Mas as fotos mostram ao fundo o lago de Zürich com os alpes ao fundo. Muito bonita a vista, tive de subir 187 degraus pra chegar aí -- sem problemas, vale muito a pena. Este lago contém alguns fatos interessantes: a água é cristalina e potável! E várias pessoas nadam no lago durante o verão. E a visão com os alpes ao fundo é inigualável. Amanhã pretendo fazer um passeio de barco no lago -- ele é utilizado como meio de transporte e tem outros passeios que levam à outras cidades as marges do lago. Para ver o tamanho do lago em relação à cidade, veja esta foto aérea no google maps.

Mais uma foto de cima da torre, só que do outro lado:
Esta foto mostra bem o estilo arquitetônico do centro antigo da cidade.

A próxima foto mostra a Fraumünster, uma igreja fundada em 853 por Ludwig para sua filha, Hildegard. Esta igreja está de frente a Grossmunster, e tirei esta foto de cima da torre também.


Finalmente agora vou mostrar a igreja de onde tirei essas fotos. Esta é a Grossmünster, símbolo da cidade e da Universidade de Zürich:


Bom, acho que por hoje é isso. Só para mostrar mesmos algumas das atrações turísiticas daqui -- e ainda terão muitos mais posts com mais detalhes sobre Zürich. Abraços