Atravessando a fronteira para a Alemanha

Ontem resolvi pegar a bike e ir para a Alemanha, afinal são apenas 5km de onde moro (Enschede). A cidade do lado de lá é Gronau, e ir para lá foi um ótimo passeio para uma tarde de sábado.
Bom, além da própria Gronau, eu também estava interessado em ver uma fronteira Schengen, e eis que a foto acima mostra a fronteira entre Holanda e Alemanha: apenas uma placa! Em resumo, o acordo de Schengen é uma convenção que garante livre circulação de pessoas no espaço geográfico da Europa. Devido a isto, não existe qualquer posto de controle fiscalizando entrada e saída de pessoas.
Chegando em Gronau, posso dizer que me senti muito mais em casa :). Pelo menos conseguir conversar o básico com as pessoas em alemão, entender o que estava escrito nas vitrines/fachadas. Foi bom para ver o quanto aprender holandês vai me ajudar. E em Gronau, uma das coisas mais legais para se fazer é ir no Rock-n-Popmuseum (museu do rock e do pop -- foto abaixo): eles contam a história da música pop no mundo todo, e do rock também (começou com música de salão, passando por black music, elvis, beatles, heavy metal --sim, tinha sepultura e soulfly lá ,e até a música atual). O mais engraçado foi ver que nos anos 70 existiam cowboys alemães, e eles faziam sua música country aos moldes dos EUA.

Marcadores: alemanha, gronau, Rock-n-popmuseum, schengen